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O “preço” de um teto solar

Quando as antenas parabólicas apareceram no mercado, este equipamento, que fazia incrivelmente aparecer mais canais em nossa TV, era para poucos. Era tão caro que parecia um sonho distante. Mas o tempo passou, as parabólicas ficaram acessíveis e hoje, a maioria de nós, pode ter algo até melhor.
O mesmo parece acontecer com muitos outros avanços tecnológicos: o DVD, o celular, o smartphone e não esqueçam das TV’s “fininhas” (plasma, LCD, Led…) que ficam cada vez mais baratas, a ponto de ninguém mais pensar em comprar uma TV diferente. Não podemos negar que esta evolução do mercado nos dá momentos de alegria: poder comprar com preço acessível e facilidade algo que era apenas um sonho há poucos anos.
Bom, mas isso não acontece com tudo…quando, ainda criança, comecei a me dar conta do que era um teto solar (e aí me vem à mente a imagem de um Escort XR3 1987) achei que um dia todos os carros teriam teto-solar. Não sei se os carros seriam mais potentes ou mais eficientes, mas que teriam teto-solar, ah… isso me parecia óbvio. Mas hoje não é assim. Passados tantos anos (o teto solar foi inventado por Wilhem Baier, Stockdorf, Alemanha. O primeiro veículo de série foi o Mercedes V170 que recebeu o teto solar em 1937) o teto-solar está sim disponível, mas sua aplicação não é tão óbvia quanto possa parecer para os seus adeptos: há bons carros que não possuem o teto-solar nem como opcional, e em ainda outros, trata-se de um opcional caro ou de “difícil acesso”.
Vejam alguns exemplos: seu eu quiser atualmente comprar um Corolla, o teto-solar não está disponível nem como opcional, nem na versão Altis de R$ 86.790,00, nem na pseudo-esportiva XRS de R$78.700,00. Vamos ver como será isso na nova geração a ser lançada nos dias 11 e 12 de março. A mesma indisponibilidade está no Cruze sedan: mesmo na versão LTZ mais completa, nada de teto-solar.
Já no Civic, só está disponível na versão mais cara EXR. Ou seja, se eu quiser comprar um Civic com câmbio manual (versão LXS manual) não posso ter teto-solar. Situação bem semelhante ocorre no novo Sentra: teto-solar só não versão mais cara SL. Vamos dar uma olhada no novo Focus e, tudo igual: teto-solar apenas na versão Titanium de R$81.990,00
A ideia de que o teto-solar é dispensável está presente até no novo Fusion. Tanto na versão 2.5 como na Titanium 2.0 Ecoboost é opcional, encarecendo o carro em cerca de R$4.000,00. Isso significa que podemos comprar um Fusion Titanium com 240cv, rodas de liga aro 18, partida remota, sistema de personalização com 7 cores da luz ambiente, mas SEM teto-solar.
Não posso deixar é claro de fazer algumas menções honrosas. São alguns exemplos positivos no mercado: o Renault Fluence (teto-solar opcional desde a versão de entrada Dynamique manual), Jeep Compass (teto-solar de série) e os Fiat Punto, Grand Siena e Bravo (o opcional é caro, mas possuem projeto diferenciado: Skywind e Skydome).
Sei que muitos não acham o teto-solar assim tão importante… mas ninguém pode negar que trata-se de um equipamento que melhora a circulação do ar interno, aumenta a luminosidade interna, ajuda a desembaçar os vidros, e que valoriza muito o aspecto do veículo.
E para você, o teto-solar é assim tão importante ?

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