Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Flex chega a partir de R$ 99.990
O início da fabricação do A3 Sedan no país é um importante marco para a Audi. A entusiástica aceitação do veículo no Brasil contribui de forma decisiva para que a marca atingisse esse patamar. Desde seu lançamento no país, o modelo já vendeu 7.877 unidades (5.089 da versão 1.4 e 2.788 da 1.8).
A marca conta hoje com 43 concessionárias, distribuídas por todas as regiões do país, uma rede que continua em constante expansão. A Audi possui também duas importantes instalações para dar suporte à área de pós-vendas: o Centro de Treinamento e Competência Tecnológica, em São Paulo, para atender aos revendedores, e o Centro de Distribuição de Peças, na cidade de Jundiaí. O plano estratégico da Audi para o mercado brasileiro estabelece objetivos claros e definidos para médio e longo prazo e inclui a fabricação de outros modelos.
Mais performance, mais eficiência e nova tecnologia flex
A adoção de novos motores e um significativo aumento no desempenho marcam o lançamento do A3 Sedan nacional. As versões Attraction e Ambiente passam a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil, com injeção direta de combustível, 150 cv de potência e 250 Nm de torque. A topo de linha Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI, completará a linha posteriormente.
Com ganho de 28 cv em relação ao anteriormente importado, o motor turbo flex de 1,4 litro com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas atrás do volante. Esse conjunto mecânico de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8 segundos.
Com o novo motor bicombustível, o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.
A versão de entrada, a Attraction, traz de série câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. O comprador pode optar entre as cores cinza e preto para o acabamento interno.
A Attraction conta também com sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode proporcionar um aumento na economia de combustível que pode chegar a 10%, sobretudo nas grandes cidades. O equipamento inclui o rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth para telefone móvel. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio, com 16 polegadas de diâmetro.
A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para trocas de marchas (shift paddles). O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. As rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro.
Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, consideravelmente mais ampla do que a da versão importada. Entre os principais equipamentos está o rádio MMI plus com sistema de navegação. O Pacote Design inclui bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, enquanto o pacote Assistance traz controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré.
Alta rigidez, baixo peso
Na Audi, a alta tecnologia não se limita ao desempenho dinâmico e aos sistemas eletrônicos. Ela está fortemente presente no projeto de estrutura e carroceria de todos os modelos da marca. A construção com peso leve é um dos conceitos fundamentais do projeto do A3 Sedan e levou à utilização de uma ampla variedade de materiais combinados conforme as solicitações de cada parte do chassi, suspensão e carroceria.
Peças de aço de alta resistência, temperadas na própria matriz onde são moldadas, constituem 26% da carroceria do A3 Sedan. Elas são aquecidas até cerca de 1.000o C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200o C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água. Esse processo cria uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão. Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter paredes estreitas e, consequentemente, menor peso.
Componentes temperados nas matrizes são usados na transição entre a dianteira do carro e a célula de passageiros, nas colunas A, no arco do teto, túnel central, soleiras laterais e painéis do assoalho. As colunas B também são feitas de aço temperado na matriz. Suas seções inferiores são mais flexíveis que as mais altas, já que a energia de uma colisão lateral precisa ser absorvida nesta região. A Audi aplica aços de alta e ultra resistência em muitas outras áreas da carroceria, como os elementos longitudinais e as colunas C. Uma peça conhecida como 'tailored rolled blank' une o assoalho com a seção posterior da carroceria: uma chapa única de metal com onze segmentos individuais e cinco diferentes espessuras.
Além disso, o capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção absorvedora de impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira são feitas de alumínio. No conjunto, esses componentes de liga leve economizam 12 quilos. Esse avanço favorece a distribuição de carga entre os eixos. O suporte do eixo dianteiro é feito de plástico de alta resistência e pesa três quilos menos do que no modelo anterior.
Referências: rigidez, acústica, segurança e aerodinâmica
Graças aos amplos recursos dedicados pela Audi à manufatura da carroceria, o A3 Sedan possui excelente rigidez torcional estática e dinâmica. Isso contribui para a alta precisão na fabricação do veículo e para um interior silencioso. O para-brisa com isolamento acústico é equipamento de série, assim como a dupla vedação envolvente que minimiza o ruído do vento nas portas e janelas. Os espelhos externos foram também projetados visando a redução do nível de ruído interno. Materiais isolantes acústicos no interior, principalmente na peça moldada entre o assoalho e o carpete, são leves e, ao mesmo tempo, altamente eficientes.
O A3 Sedan também oferece ótimos resultados em termos de segurança passiva. Em uma colisão dianteira, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação programada para dissipá-las. Outras zonas de deformação incluem a subestrutura do eixo dianteiro e a parte superior dos para-lamas. Em caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas B proporcionam excelente proteção aos ocupantes. Já em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros longitudinais.
Além disso, o modelo apresenta coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,30 graças, em parte, ao acabamento nas áreas não visíveis. Coberturas de plástico reforçado com fibra de vidro revestem a parte inferior da carroceria até a altura das colunas B. Essas coberturas protegem as chapas metálicas e o motor contra impactos e corrosão, ao mesmo tempo em que absorvem vibrações. Um pequeno defletor à frente de cada roda ajuda a minimizar a perda de fluxo de ar. O assoalho externo aerodinâmico reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.
Chassi
Com um design complexo e ajuste equilibrado, o chassi do A3 Sedan atende aos mais altos padrões da engenharia automotiva. Tudo começa pela distribuição de pesos otimizada, facilitada pelo fato de o eixo dianteiro estar posicionado bem à frente no carro. A suspensão dianteira é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves que similares de aço. A bitola dianteira é de 1.555 milímetros.
Além de proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de direção eletromecânica contribui para a eficiência do sedã. Como o motor é montado diretamente na cremalheira, não consome energia quando o carro anda em linha reta. A força de assistência varia de acordo com a velocidade do veículo. Sua redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o diâmetro de giro do carro é de apenas 10,9 metros.
Um motor para o Brasil: 1.4 Turbo FSI Flex
Um motor exclusivo para um mercado muito especial: o Brasil é o único país do mundo onde a tecnologia dos motores multicombustíveis é dominante e, por isso, o motor 1.4 que equipa as versões Attraction e Ambiente foi adaptado com exclusividade para o nosso país.
O trabalho foi realizado por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães e envolveu simulações digitais e testes de bancada para as mais variadas condições de combinação de etanol e gasolina, em diversas situações climáticas – de temperaturas negativas até as encontradas em regiões extremamente quentes, com níveis de umidade também variáveis. Os motores também foram avaliados na prática, em testes de rodagem em pistas, ruas e estradas, sempre seguidos pela análise individual de todos os seus componentes.
Devido às propriedades químicas do etanol, a transformação exigiu modificações em todos os componentes que têm contato direto com o combustível, desde a bomba até a galeria e os bicos da injeção direta. Ao mesmo tempo, foi refeita toda a calibração do sistema de gerenciamento eletrônico do motor, que coordena a injeção direta de combustível e a ignição.
Com a calibração adotada, o 1.4 Turbo FSI Flex que equipa o A3 Sedan passou a oferecer maior potência, de 150 cv, e torque máximo de 250 Nm disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano, em velocidades moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
Uma vantagem da injeção direta de combustível é que o 1.4 Turbo FSI do A3 Sedan não exigiu a adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível. A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios.
Com o novo conjunto mecânico, as versões do A3 Sedan equipadas com motor 1.4 TFSI Flex obtiveram uma melhora importante no desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h acontece agora em 8,8 segundos – meio segundo mais rápido do que nos modelos anteriores. A velocidade máxima passou a ser de 215 km/h.
Na adaptação do motor para o mercado brasileiro, a preocupação com a eficiência no consumo e com a compatibilidade ambiental não ficou em segundo plano. O A3 Sedan 1,4 litro é um dos carros mais eficientes do país e foi classificado pelo Inmetro na categoria A. O consumo no ciclo urbano, segundo a norma 7024 – que leva em conta fatores como o peso do veículo e o coeficiente aerodinâmico –, é de 11,7 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol e, na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.
PREÇOS:
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attractive: R$ 99.990
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 109.990
Pacotes de opcionais:
MMI Plus: R$ 13 mil
Design: R$ 13 mil
Assistance: R$ 10 mil
Assistance Plus: 18 mil
DADOS TÉCNICOS
Audi A3 Sedan Attraction
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 16” 7J
Pneus: 205/55 R16
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
*Tanto com gasolina como com etanol
Audi A3 Sedan Ambiente
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
*Tanto com gasolina como com etanol
Fonte : Audi
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