São Paulo quer ampliar o rodízio para mais 400 vias da cidade
A prefeitura de São Paulo quer ampliar a área de rodízio para outras regiões da cidade. A ideia é que pelo menos mais 400 vias sejam incluídas no sistema de restrição de tráfego de veículos, a fim de reduzir os crescentes congestionamentos.
Em novembro, por exemplo, a capital paulista registrou o maior congestionamento de sua história, somando 309 km de vias paradas. Atualmente, apenas a área do centro expandido, que tem em torno de 150 km2, é onde prevalece a restrição ao tráfego de veículos. Na região do Largo 13 de Maio, na zona sul, a circulação de automóveis é proibida em determinados horários.
Seriam incluídas no rodízio as avenidas Aricanduva, Radial Leste, Francisco Morato, Eliseu de Almeida, Escola Politécnica, Braz Leme, Engenheiro Caetano Alvares, Inajar de Souza, João Dias, Interlagos e Washington Luís. A administração municipal acredita que a velocidade média vai aumentar de 18,9 km/h para 20,5 km/h com a medida.
O rodízio na capital paulista funciona de segunda a sexta nos períodos das 7h às 10h e das 17h às 20h, limitando a circulação de veículos de acordo com as placas. A prefeitura já chegou a estudar a ampliação do rodízio de veículos para todo o município, por exemplo, mas a ideia foi abortada. Quem desrespeitar o rodízio pagará multa de R$ 85,13 e terá 4 pontos adicionados à CNH.
Em contrapartida, a prefeitura criou 300 km de faixas exclusivas para ônibus e aprovou a construção de 150 km de corredores para o transporte público, mas o Tribunal de Contas do Município reprovou o projeto e pediu explicações ao executivo, que terá 15 dias para responder.
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