Enchente? Saiba como não perder o seu automóvel
O verão chegou, mas com ele também aquelas pancadas de chuva que alagam muitas vias das cidades e estradas do país. O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) dá algumas dicas importantes para que seu automóvel não seja danificado durante as enchentes, tal como ocorreu com o Rolls-Royce Ghost da foto acima:
1) Jamais dê partida em um veículo cujo motor tenha morrido durante travessia de área alagada. Reboque o automóvel até uma oficina, pois a admissão de água no interior do motor pode dar o chamado “calço hidráulico”, avariando completamente o propulsor.
2) Observe o nível de água na via alagada e se o mesmo é condizente com a altura de seu veículo. Geralmente é recomendável não ultrapassar a altura do centro da roda.
3) Dirigir sempre em baixa velocidade e com rotação constante do motor e em torno de 2.500 rpm. Essa prática visa reduzir a variação do nível da água e respingos no motor e sistema eletrônico, que poderiam ser afetados pela admissão de água. Além disso, manter o veículo acelerado garante melhor aderência e controle do automóvel durante a travessia.
4) Em carros automáticos, a dica é manter o câmbio em posição 1 manualmente ou alternar entre N e 1 para evitar que o veículo desenvolva velocidades maiores e mantenha rotação maior no motor. O condutor deve manter atenção sobre a rotação, sempre na faixa dos 2.500 rpm.
5) Ainda no caso de carros automáticos, se o câmbio oferecer opções “Winter” ou “Snow”, deve-se utilizar estas funções para pisos de baixa aderência, pois com o bloqueio eletrônico do diferencial, evita que as rodas patinem, preservando o controle da velocidade e rotação do motor.
6) Em caso de avisos sonoros e visuais de anomalias ou falhas em injeção, ABS e bateria, bem como variação das luzes do painel, aumento do esforço da direção hidráulica ou engate da tração 4×4 (veículos diesel), flutuação dos ponteiros e esforço acentuado ao acionar os freios, o condutor deve manter a calma, visto que a baixa aderência entre as polias do motor, alternador, bomba da direção hidráulica e bomba de vácuo (diesel) podem afetar o funcionamento dos dispositivos, mas não impede o veículo de trafegar. Recomenda-se reduzir os equipamentos ligados.
7) Ar condicionado deve estar desligado durante travessia de vias alagadas, pois aumenta as chances de aspiração de água por parte do motor, podendo provocar o calço hidráulico. Carros com motor turbo ou com suspensão rebaixada, é necessário ter maior atenção.
8) Em caso de travessia bem sucedida, o proprietário deve realizar um check-up preventivo para verificação de possíveis danos aos componentes do veículo. Geralmente alterações na injeção eletrônica são verificadas e podem ser corrigidas facilmente.
9) Além disso, em caso de travessia, a dica é realizar uma troca preventiva de fluídos do motor e demais componentes, pois pode ter havido contaminação do óleo lubrificante do motor, da transmissão, do(s) diferencial(is), além da verificação da suspensão, freios e embreagem.
10) Por fim, realize uma limpeza completa do sistema de ventilação, que pode ter sido contaminado com fungos, bactérias ou microrganismos nocivos à saúde.
[Fonte: CESVI BRASIL]
ENVIE UM COMENTÁRIO